Sondagens


Medição de Intenção de votos Questionário  ::   Tabulação de Resultados

“A sondagem é o produto da sociedade democrática”.

É sobre este contexto de relação entre democracia e sondagens que a cultura, o conhecimento, a informação e a comunicação se produzem.
Investigar os contornos daquela relação e fundamentar os seus pontos essenciais, no planeamento da campanha, constitui uma base de reflexão quando se procura salientar o papel das sondagens políticas no conhecimento científico e no esclarecimento da opinião pública.

Do ponto de vista do conteúdo, uma mensagem para ser eficaz, para conseguir persuadir, tem de reunir uma série de requisitos.
Os fundamentais são: clareza, credibilidade e corresponder às expectativas das pessoas a quem essa mensagem se dirige.
Para atingir estes objetivos, recorre-se primeiramente às sondagens – qualitativas e quantitativas. Estes estudos visam conhecer o eleitorado e a perspetiva dos inquiridos em relação às várias organizações políticas.
São essencialmente quatro os parâmetros a compreender: procura-se descobrir os desejos dos eleitores, a forma como o eleitorado avalia determinadas pessoas ou organizações, a expectativa que tem em relação a essas pessoas e qual o perfil ideal para o titular de determinado cargo político.

Em quase todas as eleições, antes da pré-campanha, os maiores partidos encomendam estas sondagens para aferir as mensagens que vão transmitir e definir as estratégias de ataque e defesa.

É face a esta importância que a realização de sondagens é um instrumento fundamental para o exercício do poder e da atividade política.

- Em primeiro lugar, estes estudos permitem identificar qual o eleitorado que será objeto das ações que vão ser desenvolvidas. É importante saber se as iniciativas vão ser desenvolvidas para um eleitorado generalizado ou segmentado.

- O ponto de partida é o que deseja o eleitorado. O que deseja em relação às suas preocupações e o que deseja em relação aquele a quem vai delegar essa responsabilidade.

É a partir do estudo de todos estes elementos que se parte para a criação de uma marca, de uma ideia forte, de uma mais-valia que distinga um líder (ou uma organização) em relação aos outros.